Sobre o Inumeráveis

Jairo Rafael Trindade

1989 - 2020

Um jovem cuidador de seres humanos, sonhador, apaixonado por filmes, futebol e pagode.

Pelos familiares era chamado de Rafa, pelos colegas de trabalho era conhecido por Jairo. Trabalhou na Santa Casa de Irati como Técnico em Enfermagem, atuando nos setores de Clínica Médica e na UTI-A, sendo este o seu setor favorito.

Tratava todos os seus pacientes com carinho, cuidado e dedicação pois amava a sua profissão. Para ver Rafa feliz, não precisava de muito esforço, coisas simples como assar aquela carne no churrasco, jogar uma sinuca e assistir com seu primo e colegas do hospital ao seu time de coração - o Palmeiras - jogar, já traziam um sorriso de ponta a ponta ao seu rosto. Ele passava horas e horas junto com os amigos, primos e familiares sempre que podia, e estes são momentos inesquecíveis.

Rafael colocava dedicação e responsabilidade em tudo que se propunha a fazer. Fazia o possível e o impossível para ver a sua família bem, era sua forma de demonstrar o amor que sentia. Às vezes era um pouco teimoso e bravo; no entanto, bastava um abraço para que essa "braveza" se convertesse em um lindo sorriso.

Adorava assistir filmes, principalmente em dias chuvosos. Rafael adorava o barulho da chuva. Gostava de cozinhar e de fazer comidas diferentes. E o seu prato preferido era sopa, apreciava todos os sabores dessa receita. Era um rapaz sonhador, e sempre dizia: "Cuido de seres humanos, não podem ocorrer erros. Não estou lidando com máquinas que podem ser trocadas e consertadas após quebradas.”

Ele adorava relógios, tanto que tinha vários. Em seu celular, um pagode não podia faltar. Por três anos ele morou em casa alugada; conseguiu, junto com sua esposa e ajuda de familiares, comprar a sua tão sonhada casa própria.

Jairo Rafael foi um homem valente que combateu o bom combate com alegria, bom humor e carinho para com seus pacientes; essa atitude certamente fez muita diferença na vida de todos. Ele se foi deixando um grande vazio no coração de quem convivia com ele. Como ele dizia: “Todo paciente é o amor de alguém.” Rafael foi e sempre será o amor de sua esposa, família e amigos.

Jairo nasceu em Irati (PR) e faleceu em Guarapuava (PR), aos 31 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela prima e pela esposa de Jairo, Marlene Francini Ribeiro Bencks e Rosane Galvão da Rocha Trindade. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Emmanuelle Alves Santos, revisado por Ana Macarini e moderado por Rayane Urani em 9 de março de 2021.