1948 - 2021
Apaixonado por modas de viola, Jesus sempre levava sua caixinha de som quando ia visitar algum de seus filhos.
Jesus, pai de seis filhos, avô de nove, sempre priorizou sua família. Vindo de origem humilde e infância difícil, ele precisou batalhar desde cedo para ganhar sua independência, e conseguiu com êxito realizar esse sonho.
Jesus permaneceu muito tempo na Sabesp, até um acidente de trabalho tirar oitenta por cento de sua visão. Entretanto, isso não o parou; para criar seus filhos precisava de uma renda extra, além da sua aposentadoria por invalidez e, por isso começou a catar material reciclável nas ruas.
Era apaixonado por músicas antigas, e fazia questão de ouvi-las junto com os filhos quando ia visitá-los. "Ele era muito sensível chorava muito lembrando da sua infância e juventude! A moda preferida era uma música chamada 'Cabelo de trança' muito antiga, ele amava Tonico e Tinoco", relembra sua filha, Solange.
De sorriso fácil, se divertia ao relembrar sua vida na roça. Jesus mantinha o gosto por cultivar plantas, ele plantava mandioca, abóboras e quiabos e compartilhava sua colheita com os vizinhos. Além de plantar gostava de contar histórias de terror, a sua favorita era a que ele afirmava ter visto um lobisomem e ousadamente correr atrás dele junto com seus irmãos.
Apesar da visão bem prejudicada, Jesus sempre se foi proativo, e se dedicou a ajudar todos à sua volta, com muito amor. Ajudou efetivamente a filha na criação de seus netos, Solange engravidou ainda na adolescência, e mesmo chateado com a situação, ele não deixou de apoiá-la, e cuidou do seu primeiro neto com muita dedicação.
"Amava seus nove netos e era muito amado por eles. Sou a filha mais velha e meus dois primeiros filhos, o meu pai me ajudou a criar." Relata Solange.
Jesus deixa para os seus o exemplo de um pai honesto e amoroso, um homem que não mediu esforços para prover sua família do sustento necessário, de amor, e presença.
Jesus nasceu em Juiz de Fora (MG) e faleceu em São José dos Campos (SP), aos 72 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de Jesus, Solange Ferreira de Ramos Duarte. Este tributo foi apurado por Luma Garcia, editado por Luma Garcia, revisado por Claiane Lamperth e moderado por Ana Macarini em 2 de dezembro de 2021.