Sobre o Inumeráveis

João Aires de Vasconcelos

1952 - 2020

Seu Churrasco, como era conhecido na aviação, era apaixonado e dedicado ao seu trabalho. Amava um livro.

Esta é uma carta aberta de Sâmia para o seu pai, João:

Pai,

Você era verdadeiro como um espelho, mas também tinha mistérios no teu olhar.

Ensinou-me que na vida temos que estudar, pois, é o único bem que levamos conosco pra sempre. E você estudou muito!

Era um autodidata desde cedo, parou de estudar ainda criança pra ajudar em casa, mas isso não foi obstáculo. Cresceu na vida como todo trabalhador brasileiro. Acreditou nos seus sonhos e lutou por eles, como um bom pisciano.

Um livro pra você valia ouro, porque ali estava o teu crescimento. Que orgulho do meu pai! Piloto e depois mecânico de avião. Você nem sabia, mas tinha criança que te admirava por você "construir aviões".

Sabia ajudar, e quando podia, ajudava mesmo! Lembro-me de várias vezes recebermos parentes, amigos e amigas em nossa casa. Dividíamos tudo! Do seu quarto à nossa comida! A casa era cheia, mas dava tudo certo pra todo mundo.

A vida te ensinou que temos que cuidar da matéria, e você buscava a sua maneira cuidar dela e continuar a caminhada com a coragem de um peixe desbravando um rio.

Entre ferramentas, caixas, tornos e tudo que envolvia aviões, você viva o seu sonho independente. Você, mais do que ninguém, acreditava nele e a cada dia se reinventava. Que coragem, pai!

Ah, recordo-me de quando te pedi para parar de fumar e você me disse que gostava, por isso, não parava. Mas um dia parou e passou a aconselhar amigos. Mais um aprendizado pra conta: aprender, aconselhar e ensinar.

Pai, a tua luz está aqui em nossos corações e pensamentos. Ela não vai se apagar, vai continuar sempre acesa, pois aprendemos muito com você.

E toda vez que ouvir o barulho de um avião, vou me lembrar de você, como sempre faço. Ainda mais se for um monomotor ou um bimotor.

Te amo, meu mecânico preferido de avião.

João nasceu em Santarém (PA) e faleceu em Manaus (AM), aos 68 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de João, Sâmia Amorim de Vasconcelos. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Lígia Franzin, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 12 de outubro de 2020.