Sobre o Inumeráveis

João Ferreira Lima

1940 - 2020

Pacato, seu João da Bodega pouco usava a voz mansa; adornado pelo cigarro de palha, o sorriso era seu forte.

"Meu avô era a pessoa mais pacata que se possa imaginar", conta Cíntia antes de apresentar, de forma carinhosa, um pouco mais da história do avô: um homem que vivia em Juazeiro do Norte, com chapéu na cabeça, cigarrinho de palha na mão e sempre em pé defronte a sua bodega, proseando com os amigos.

Seu João foi um homem forte, com trajetória de vida tocante. Perdeu a mãe logo no parto e foi criado em meio às roças de feijão. "Nunca aprendeu as letras, mas fazia contas como ninguém! E possuía uma memória invejável", conta a neta Cíntia.

Era carinhoso e muito receptivo com aqueles a seu redor. Estava sempre disposto a ajudar. Um homem de poucas palavras, mas de coração imenso. "Se eu fechar os meus olhos, posso ver meu avô sentado na cadeira em frente à sua venda, fumando seu cigarro de palha com as pernas cruzadas e olhando firme pro horizonte", relata Cíntia.

João tinha bons vínculos com familiares, era honesto e discreto e, apesar de ter boas condições financeiras, vivia na simplicidade. Abominava a ganância – seu comércio era sua vida. De sua união de quase sessenta anos com Dona Socorro, teve 13 filhos, que contribuíram para deixar a família ainda maior, com 19 netos e 12 bisnetos.

"Meu avô era pura vitalidade e estava sempre rodeado de amigos e pessoas que o admiravam. Lembro-me dele em nosso último encontro... do seu abraço forte e daquele cheiro de perfume e cigarro de palha... Queria que ele fosse lembrado pela determinação. Apesar de não ter tido uma vida fácil, era um homem honrado e jamais desanimou diante das dificuldades. Lutou até o último dia de vida", conclui saudosa a neta.

João nasceu em Várzea Alegre (CE) e faleceu em Juazeiro do Norte (CE), aos 79 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de João, Cíntia Feitosa Vieira. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Lígia Franzin, revisado por Daniel Schulze e moderado por Rayane Urani em 14 de novembro de 2020.