Sobre o Inumeráveis

João José da Silva

1948 - 2020

Um verdadeiro artista, mestre em acertos e desacertos, em amar e ser amado.

Pai de sete filhos, João surgiu de origem humilde e conquistou muito na vida, tanto financeiramente quanto emocionalmente. Um homem que fez muitas amizades onde passou, com sua voz rouca e sua estatura baixa; porém, sempre de pulso firme e com grande coração.

Fã de carteirinha de Milionário e José Rico, sempre cantarolava suas canções. Sua simpatia pela moda de viola era um dos traços de sua personalidade que, para os mais atentos, mostravam sua forte afinidade com o infindável e fascinante universo das artes.

Familiares e amigos mais próximos jamais deixaram de ver João como um verdadeiro artista, mestre em acertos e desacertos, em amar e ser amado. Embora dominasse um setor artístico bem diferente das usuais artes plásticas, cênicas ou literárias, o trabalho de João exigia tanto esmero, sinceridade e entrega emocional quanto o dos demais artistas.

Infelizmente, ao ser acometido pelo novo coronavírus, esse e outros problemas de saúde interromperam seu ciclo de vida, do qual desfrutou com intensidade e generosidade de sobra. Esse obstáculo, contudo, não cessou o que, para ele, sempre foi um ciclo mais forte do que a própria vida: o amor de seus filhos mais próximos. Eles guardarão eternamente, em seus corações, os momentos tão especiais que passaram com o pai.

"Com os seus filhos, fica a saudade, e também as lembranças e o amor. Pai, te amo", despede-se a filha Yasmin.

João nasceu em Fernandópolis (SP) e faleceu em Campinas (SP), aos 71 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de João, Yasmin Vitória. Este tributo foi apurado por Viviane França, editado por Letícia Fortes, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 31 de julho de 2020.