Sobre o Inumeráveis

Joaquim Ferreira Neto

1950 - 2020

Um homem feliz na discrição de sua grandeza.

Dormir na rede. Esse era um dos prazeres desse maranhense que na intimidade era chamado de Netinho. Adepto das caminhadas, também era inseparável de seu radinho de pilha. Adorava viajar, sobretudo com a família: a esposa, com quem foi casado durante quarenta e oito anos, os três filhos, genro, noras e os cinco netos.

Radicado em Teresina desde os 18 anos, policial militar desde muito jovem, Joaquim era “honesto e trabalhador, lutava diariamente para garantir o melhor para a família”, escreve a filha Luciene. “Sempre foi um homem simples”, continua ela, “essa era a sua maior marca. Não reclamava de nada, não julgava ninguém e falava pouco, era discreto”.

Os problemas renais que enfrentava desde o início da década de 2000 não lhe roubaram a ternura e a bonomia. Tanto que suas últimas palavras foram "Eu te amo", para a esposa, os filhos e os netos.

Joaquim nasceu em Grajaú (MA) e faleceu em Teresina (PI), aos 70 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Joaquim, Luciene Ferreira Mendes de Carvalho. Este tributo foi apurado por Thaíssa Parente, editado por Joaci Pereira Furtado, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 27 de dezembro de 2020.