Sobre o Inumeráveis

Joaquim Lizardo de Souza

1942 - 2020

Tinha orgulho de ver que os filhos construíram suas próprias famílias.

Um pai herói que viveu sua vida dedicada aos filhos.

Assim era Joaquim, o Quincas. Um comerciário que gostava muito do seu trabalho. Foram anos no ramo de alimentação, em um famoso restaurante de São Paulo.

Casou-se com Líbia Carvalho de Souza e com ela teve seus quatro queridos filhos: João Carlos, 55 anos, Marli Elisete, 52 anos, Sidney Donizete, 51 anos e Arildo Roberto, 49 anos. O casamento não perdurou, mas os filhos seguiram ao seu lado e eram sua grande paixão.

Sobravam poucas horas vagas já que a vida era preenchida pelos cuidados e amor dos filhos e netos, mas quando ocorriam, ler era sua opção predileta.

A vida lapidou seus valores e Quincas tinha a honestidade acima de tudo. Era um valor sagrado para ele.

Gostava de lembrar das artes de garoto, como da vez em que se aventurou a tomar leite direto da vaca e levou um coice daqueles.

Chegou a viver seu sonho, o de ir com amigos conhecer a cidade americana de Nova Iorque. Incluiu no roteiro Washington, Boston... Foram dias de muita alegria.

Talvez, por ter criado os filhos sozinho, queria sempre ter a certeza de que eles estavam bem. Os quatro eram sua maior obra!

Esse foi seu último pensamento: pediu muito que se cuidassem! O pai herói partiu.

Joaquim nasceu em Minas Gerais e faleceu em São Paulo (SP), aos 77 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelos filhos e amigo de Joaquim, João Carlos de Souza, Marli Elisete de Souza, Sidney Donizete de Souza, Arildo Roberto de Souza e José Marcos Mendes. Este tributo foi apurado por Adriana Mattos e Pedro Lima, editado por Alessandra Capella Dias, revisado por Gabriela Carneiro e moderado por Rayane Urani em 7 de junho de 2020.