Sobre o Inumeráveis

Joaquim Marques de Freitas

1957 - 2021

Junto com a filha preparava coxinhas sem recheio para provocar a família.

Joaquim nasceu no interior do Ceará em uma cidade pequena e de nome incomum, Itapipoca. Sonhador, deixou sua terra natal para trás e foi para São Paulo, a terra da garoa e das oportunidades. Era um homem sossegado e muito versátil. Casou-se, teve três filhos e dois netos.

Joaquim fazia o que estava a seu alcance para ver sua família feliz e realizar o grande sonho de ter um sítio. Dedicou-se a profissões diversas, foi padeiro por um tempo, cobrador de passagens e motorista de ônibus. Letícia conta que uma das suas memórias mais marcantes ao lado do pai é do tempo que passavam na cozinha preparando coxinhas. "Quando eu era criança meu pai trabalhava na padaria e aprendeu a fazer coxinhas deliciosas. Em casa eu era ajudante dele, nós dois fazíamos coxinhas sem recheio, como pegadinha para o resto da família", relembra a filha.

Joaquim era um homem sossegado, gostava de jogar baralho e mantinha vivo seu amor pelo Corinthians. Sempre que podia narrava a seus filhos e netos os causos da sua infância, e adormecia ouvindo a programação da televisão. Teve o privilégio de acompanhar seus filhos crescerem e formarem-se na faculdade. Cada um perseguindo seu sonho. A filha conta que a três ele conseguiu comprar um sítio e que ele "contava os dias para parar de trabalhar e se dedicar apenas à sua terrinha".

Joaquim nasceu em Itapipoca (CE) e faleceu em São Paulo (SP), aos 63 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Joaquim, Leticia de Meneses Freitas. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Claiane Lamperth, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 18 de outubro de 2022.