Sobre o Inumeráveis

José Airton Teobaldo Firmino

1959 - 2020

Sonhava em deixar a vida agitada da cidade e viver sossegado no seu sítio, com sua companheira de vida.

Trabalhador, honesto, homem de fé. Sua maior alegria era curtir a vida em família. Casou-se com Irany, a quem chamava de "Minha Véia", e teve cinco filhos, sendo dois do coração. "Foi um pai maravilhoso, dedicado, que se preocupava sempre em dar o melhor para seus filhos", lembra a filha Denize.

Apaixonado pela família e pela vida no seu sítio no interior, sua felicidade era reunir todos para um churrasco e uma cervejinha aos finais de semana. Compartilhava, então, as histórias das viagens que fazia quando era mais novo.

José era um verdadeiro amante da natureza, visitava o sítio todos os dias para cuidar de suas plantas e de seus animais. Acordava cedo e logo ia para lá pescar. Seu maior sonho era deixar a vida agitada da cidade e ir viver sossegado no seu sítio, junto da sua companheira de vida.

Preocupado com todos até o último momento, deixou muita saudade em cada um da família, mas segue vivo em seus corações. Como todo bom guerreiro, encerrou sua jornada com honras, deixando lindas recordações.

"Fica tranquilo, pai. Nós vamos cuidar muito bem do seu sítio tá? Seu netinho sempre diz, ao perguntar pelo senhor, 'vovô virou estrelinha'. Brilha, papai, e continua a nos iluminar agora aí de cima. Amamos muito o senhor!", lhe diz, diretamente, Denize.

José nasceu em Aracati (CE) e faleceu em Quixeramobim (CE), aos 61 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de José, Denize Guimarães Firmino. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Paula Garcia Corrêa, revisado por Lígia Franzin e moderado por Phydia de Athayde em 26 de setembro de 2020.