Sobre o Inumeráveis

José Antônio Duarte Baptista

1954 - 2020

De sangue, tinha 4 filhos. Mas com o coração conquistou inúmeros

Atencioso pai de Ana Clara, Flávia, José Renato e Luís Carlos, o maior presente para José Antônio era ver os 4 irmãos unidos.

Apesar das distâncias que o dia-a-dia poderia provocar, ele nunca deixou de se fazer presente para a família. Criou os filhos com encorajamento e força para seguirem suas aspirações, e com o jeitinho especial de resolver qualquer problema com uma boa conversa.

Figura paterna não só para os filhos, mas para muitos amigos e parentes, Seu José tinha um coração com espaço pra todos, disposto a ajudar quem fosse. Na sua mesa de trabalho, ele expunha com orgulho e gratidão uma coleção dos mais variados objetos; eram presentes de agradecimento, dados por pessoas que ele ajudara. E viveu até seus últimos dias com a mesma bondade que o fazia ser tão querido.

Já no hospital, pediu muito para não ser entubado. Não queria ocupar o respirador que outra pessoa precisasse. Foi, com certeza, um homem que plantou generosidade e por isso colheu o amor e a admiração de muitos.

Além de saudades, ele deixa a lembrança de uma pessoa com um coração sem igual.
10 anos atrás, sem poder sequer imaginar a situação de pandemia que enfrentaríamos, escreveu em carta para o filho José Renato: "Nas percas, ore a Deus, agradeça e vá em frente. Sempre crescemos nesses momentos." Hoje, descansando em um lindo lugar ao lado d'Ele, assiste aos filhos seguirem seu conselho.

José nasceu Nova Iguaçu (RJ) e faleceu Nova Iguaçu (RJ), aos 66 anos, vítima do novo coronavírus.

Estudante de Jornalismo desta história Maria Alice Freire, em entrevista feita com filho José Renato Freitas Baptista, em 23 de maio de 2020.