Sobre o Inumeráveis

José Claudio Barbosa Barreto

1969 - 2020

Ria toda vez que assistia a seus filmes preferidos, como se fosse sempre a primeira vez.

José tinha um riso fácil que contagiava. Dava longas risadas satisfeitas ao assistir repetidamente “O Auto da Compadecida”, e ao seriado “Chaves”.

Ele era assim: vivia cada momento intensamente e não se ocupava fazendo muitos planos. Um dos poucos planos que fez foi o de ter sua casa própria, o que conseguiu, pois era muito trabalhador.

Mecânico desde muito jovem (aos 10 anos já era aprendiz), amava o que fazia. A profissão foi herança de seu pai. Nunca fez cursos, mas fazia o trabalho com autoridade: tinha o dom em suas veias e nunca se esquecia de fazê-lo com alegria.

Nas horas de descanso, sempre estava com sua cerveja, e valorizava um bom churrasco nos dias de domingo, com a família toda reunida, destinatária de seus maiores afetos e cuidados. Além disso, amava comer peixe, e também adorava ir à praia.

José Claudio estava sempre disposto a ajudar as pessoas ao seu redor, mantendo uma relação boa com todos que encontrava em seu caminho. Sua família, porém, ocupava um espaço exclusivo em seu coração.

Apesar de ter consertado muitos carros com seu talento, o seu maior dom era o cuidado com pessoas. Por isso, os corações que o recordam se sentem gratos por sua presença em vida. Nos churrascos de domingo, ele deixou sua alegria como lembrança.

José nasceu em Fortaleza (CE) e faleceu em Fortaleza (CE), aos 50 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de José, Daniela Ferreira Barreto. Este tributo foi apurado por Ticiana Werneck, editado por Aléxia Caroline, revisado por Elias Lascoski e moderado por Rayane Urani em 6 de novembro de 2021.