Sobre o Inumeráveis

José Edson de Godoi

1969 - 2021

Para aliviar a tensão do grupo, antes do show do amado coral, valia até uma performance de peruca ruiva.

Esta é uma carta aberta do Coral do Instituto Federal de Alagoas (Coretfal) ao integrante José Edson de Godoi:

Querido Godoi: Foram décadas de convivência e grandes aventuras pelo mundo. Cantamos juntos por todos os cantos, rimos sempre da mesma piada, dividimos o café da manhã e às vezes improvisamos nas estradas da vida. Entre partituras e trajes, você buscava acima de tudo contagiar a todos com sua felicidade e amor pelo palco. Ah, que saudade, meu amigo!

Você sempre foi apaziguador. Pedia calma e paciência. Apesar de todo o alvoroço juvenil, era conciliador, capaz de perdoar ofensas e deslizes alheios. Não existia maldade em você, apenas um abraço cativante e paternal de quem buscava divertir e aconchegar seus amigos em todos os momentos, fora e dentro dos palcos.

Lembra quando protagonizou performances com perucas ruivas, em nosso ônibus de viagem, como forma de aliviar toda a tensão pré-apresentação? Ou quando surgia com um leque feito de notas de 50 reais, apenas para expressar que nossa companhia de música era muito mais importante que notas frescas, recém-saídas do caixa eletrônico? Sim, uma família unida e trabalhadora!

Sua voz? Belíssima, apaixonada! Seu coração tinha espaço para várias ciências, mas talvez a música fosse sua maior paixão. Ou seria a língua portuguesa? Porque, além de artista, era craque em português. Ô, se era! Mas isso não fazia você ficar cheio de si. Pelo contrário, motivava-o a distribuir seu conhecimento por toda a companhia, seja em shows, ensaios ou espetáculos.

Você pulsou num ritmo intenso, num diapasão frenético de vida e partilha que deve seguir pelo universo afora. Esse era você, que sempre estará em nossos corações.

José nasceu em Maceió (AL) e faleceu em Arapiraca (AL), aos 52 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela amiga de José, Gal Monteiro. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Leila Falcão, revisado por Fernanda Ravagnani e moderado por Rayane Urani em 29 de junho de 2021.