1936 - 2021
Em meio à gargalhadas e conselhos, vô Zé amou e foi amado intensamente.
Seu Zé, ou vô Zé para os netos, era uma figura e tanto. Por ter sido sargento da polícia militar reformado, sempre foi bem rígido, mas mantinha seu jeito brincalhão com as crianças, amigos e vizinhos. Tinha uma habilidade incrível de fazer as pessoas rirem. Qualquer um que cruzava seu caminho recebia pelo menos um apelido estranho que causava gargalhadas em todos.
Pai de 10 filhos e filhas, avô de 16 netos e netas, conseguia manter a família unida sempre. Se preocupava muito com o bem estar das pessoas que amava, estando sempre disposto a ajudar. Mesmo assim, a sua bondade e a sua devoção não eram restritos a essas pessoas. Como cristão, cuidava das finanças da igreja, do templo físico e cuidava também de todas as pessoas por meio de suas intermináveis e fervorosas orações.
Como todo bom mineiro, gostava muito de um cafezinho com queijo e uma prosa a qualquer momento. Assim, quando saía, fazia amizade com todos que cruzavam seu caminho, principalmente com as caixas dos supermercados que tanto frequentava. Além das brincadeiras que faziam todos rirem, vô Zé sempre tinha ótimos conselhos para dar, como lembra a neta Lorrana, "se você ganha 1000, tem que gastar só 200. Nunca se sabe quando vai precisar, quando surgirá uma emergência" ou "eu não me acho melhor nem pior que ninguém. E acho que a gente deve viver assim".
Mais do que demonstrar seu amor através de suas palavras e conselhos, ele agia constantemente com amor, em todos os aspectos de sua vida. "Quando me lembro do vô Zé, só consigo pensar na palavra amor", conta a neta. Seu Zé era apaixonado pela vida e deixava esse amor transbordar dentro de todos que estavam ao seu redor.
José nasceu em Lavras (MG) e faleceu em Uberlândia (MG), aos 85 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela neta de José, Lorrana Thaís Máximo Durville Braga. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Paula Garcia Corrêa, revisado por Renata Nascimento Montanari e moderado por Rayane Urani em 12 de maio de 2021.