1984 - 2021
Professor e apaixonado por História, soube escrever a sua própria de forma inesquecível.
Era um jovem, guerreiro, batalhador, estudioso, cheio de sonhos e incansável na busca do saber. Sempre teve como foco partilhar seus conhecimentos com tantos outros — motivo de realização e felicidade para ele.
De origem humilde, teve que lutar muito para a alcançar seus objetivos, como a graduação em História, Pedagogia e Sociologia, e o Mestrado e Doutorado, que estavam em andamento. Atuava ainda como professor de História e Sociologia no Colégio Estadual Graciliano Ramos, na Pavuna, Rio de Janeiro e também no CIEP 179 Professor Cláudio Gama, em São João de Meriti.
Sempre estudioso, dedicado e zeloso em tudo que fazia, acumulava respeito, carinho e admiração de todos os seus professores, colegas de trabalho e estudo, alunos e outras pessoas com as quais convivia. Jamais se furtou em ajudar alguém que o procurasse.
Foi docente do curso de Arquitetura da UNISUAM e prestava serviços como consultor de temas históricos para a Record TV. A dedicação pela profissão era tamanha que, merecidamente, foi contemplado com o prêmio de melhor dissertação em História da Historiografia Brasileira, pela ANPHU – Associação Nacional de História.
“Era meu esposo há doze anos. como um bom historiador, ele amava ler. Amava ficar com a família, principalmente seus pais e irmãos, e todos os admiravam por sua inteligência e caridade. Nunca o esqueceremos. Te amo muito, meu José Lúcio Júnior!”
José nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 36 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela esposa de José, Patrícia Maria Pereira do Nascimento. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Ana Macarini em 4 de junho de 2023.