Sobre o Inumeráveis

José Mendes da Silva

1951 - 2020

Apaixonado por peixe assado com açaí; o verdadeiro açaí com farinha, que preparava para o almoço todos os dias.

Mais conhecido como Quarenta, foi pai 17 vezes e avô umas outras tantas. Legado, em forma de gente, que se criou em razão de seus dois casamentos. Nos últimos 32 anos de sua vida, esteve ao lado de Maria de Fátima, mãe de seis de seus filhos.

É Kelly quem conta que o pai "estava sempre disposto a ajudar os amigos e os familiares" e que foi um homem bom para muita gente. Generoso, criava a neta Heloíse, carinhosamente chamada de Loloca, como se também fosse sua filha e lhe comprava sorvete todos os dias.

Quarenta gostava de agradar a todos, inclusive a si mesmo! Seguia uma rotina simples e tranquila, gostava de acordar cedo e sentar na área de casa para assistir a vídeos no youtube até a hora de sair para comprar o almoço. Não podia faltar açaí ― o verdadeiro açaí com farinha ― e peixe assado, sua combinação favorita.

Juntos, na mesma casa com José e sua Maria de Fátima, os filhos Kelly, Keila, Erivelton e Patrick, os netos Heloíse e Samuel e o genro Dhmerson gostavam de se sentar à mesa para os almoços de fim de semana. Um momento especial para colocar a conversa em dia e lembrar de acontecimentos do passado.

Lembranças essas que agora serão povoadas por um marido, pai e avô que sabia ser sério quando necessário, mas que virava um brincalhão tão logo ganhava intimidade com os outros.

José nasceu em Macapá (AP) e faleceu em Macapá (AP), aos 68 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de José, Kelly Cardoso da Silva. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Larissa Reis, revisado por Luana Bernardes Maciel e moderado por Rayane Urani em 31 de agosto de 2020.