Sobre o Inumeráveis

José Sabino Gomes

1937 - 2020

A saudade de seu jeito de preparar o peixe e de se encantar por "Detalhes", crava lindas memórias no coração.

Seu Zé, como era chamado pelos que o amavam, era um homem simples e humilde como muitos, mas amável e doce como poucos.

Agricultor aposentado, foi muito feliz nos anos em que trabalhou com a terra. Tinha muito amor e orgulho da profissão e, apesar de ser um trabalho cansativo e um pouco desvalorizado, José bem sabia do valor que a profissão tinha. Plantava arroz e soja com muito amor e carinho, e talvez por isso, os grãos crescessem tão fortes e saudáveis.

Foi casado durante cinquenta e dois anos com Maria Olinda, mulher com quem dividiu a vida e construiu uma linda e forte história de amor. Os dois enfrentaram as dificuldades que surgiram pelo caminho, e sábios, souberam aprender com as dificuldades que a vida é dura, mas quando não se desiste, pode ser muito bonita também.

Tiveram nove filhos, foram pais presentes, responsáveis e, acima de tudo, amorosos. Souberam criar os filhos com todo afeto e carinho, dar puxões de orelha quando necessários e oferecer amor além da conta. A família enfrentou muitos obstáculos, mas o amor que os manteve unidos serviu também para vencer as batalhas.

Encantador, fez muitos amigos ao longo da vida. Tinha facilidade de conquistar as pessoas; com seu riso fácil e coração imenso, era difícil quem conseguisse resistir ao charme do seu Zé. E ele nem precisava se dar ao trabalho de ir até eles! Quase sempre os companheiros é que vinham. Paravam diante da casa do velho camarada, que gostava de ficar sentado na varanda, e proseavam durante horas, que não se sentiam passar na agradável companhia agradável do Zé.

Cozinheiro de mão-cheia, nos almoços de família que tanto gostava, era ele quem fazia o peixe, sempre. Aliás, adorava tudo relacionado aos pescados. O tempero especial do antigo agricultor tinha gostinho de amor. Tinha mania de tocar violão e adorava as festas de família, especialmente o Natal e o Ano-Novo. Adorava ouvir Roberto Carlos e se alegrava muito ao som de "Detalhes".

Seu Zé deixa saudade em todos que o conheceram e conviveram com o homem simples, humilde e cativante, que era fã de Roberto Carlos e que adorava fazer o peixe das festas em família.

Familiares e amigos sempre se lembrarão com carinho e amor do sorriso sincero e amável de José, assim como de suas palavras sábias ou do papo de calçada que os amigos tanto gostavam. Do outro lado, o senhor cativante e encantador segue olhando e amando os seus, sempre orgulhoso da família e, de vez em quando, cantarolando "Detalhes" pelos corredores do Céu.

José nasceu em Cruzeiro do Sul (AC) e faleceu em Porto Velho (RO), aos 83 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de José, Daiane Rodrigues Alves. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso, editado por Bárbara Aparecida Alves Queiroz , revisado por Sandra Maia e moderado por Lígia Franzin em 30 de março de 2021.