Sobre o Inumeráveis

José Silvestre Falkowski

1954 - 2020

Tinha uma grande paixão pela natureza e gostava de viajar para o interior ou para a praia.

Silvestre ou Juca, como era chamado, nasceu em uma família de 11 irmãos, mas guardava sua individualidade. Gostava de contar aos filhos as dificuldades que passou quando criança e os desafios enfrentados pela pobreza e se orgulhava de poder oferecer melhores oportunidades a eles.

Era uma pessoa muito responsável e dedicada ao seu trabalho e a seus filhos. Gostava de ficar em casa e assistir televisão. Seus programas preferidos eram o telejornal que costumava assistir em diferentes canais, filmes e séries. Sempre foi introspectivo e não apreciava eventos sociais ou festas.

Suas saídas preferidas eram ao supermercado e ao sacolão e, aos domingos, gostava de fazer churrasco.
Conheceu sua esposa em uma festa de igreja, e embora estivesse namorando uma outra moça, quando se viram, ambos pensaram a mesma: "vou namorar e casar com essa pessoa". E seus desejos se materializaram, pois, realmente, dentro de dois anos estavam casados e logo tiveram dois filhos, um menino e uma menina.

No trabalho, era um funcionário super responsável e honesto, tanto que trabalhou no mesmo banco por mais de quarenta anos. Conseguiu conciliar a vida profissional com a familiar conquistando muitos amigos no trabalho e sendo um pai exemplar e preocupado com os filhos. Seu maior sonho era vê-los formados, com um futuro bom e uma vida mais fácil do que a dele. E conseguiu ver isso acontecer e se orgulhar cada vez mais por suas conquistas!

Ele era aquela pessoa de referência que a família chamava sempre que precisava de um apoio ou, então, quando queria perguntar alguma coisa porque ele era muito inteligente.

Silvestre foi um homem íntegro, honesto e teve uma vida tranquila, fazendo coisas que ele gostava e que viveu a realização de dois sonhos: os filhos formados e desfrutar, embora por pouco tempo, da aposentadoria que tanto trabalhou para conseguir.

José nasceu em Mandaguari (PR) e faleceu em Curitiba (PR), aos 66 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de José, Vanessa Falkowski. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Vera Dias, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 19 de outubro de 2022.