1938 - 2020
Versátil e cheio de habilidades, José foi operário, vendedor e agente de cantores.
Pela esposa era chamado de Didi, pelos amigos, conhecidos e clientes era o Sotero, bom amigo, responsável, o cara que adorava a vida, os amigos e amava incondicionalmente a sua família.
Por falar em família, foi um marido dedicado, amigo e apaixonado por Joaninha, casados por sessenta valiosos anos. Inclusive, casaram e logo após se aventuraram em São Paulo, em busca de oportunidades e de uma vida promissora. Foi um pai amoroso e protetor, um avó cuidadoso e um bisavô "coruja".
Sotero vivenciou muitos aprendizados que ajudaram a formar o seu caráter íntegro e honesto. Tratava a todos com respeito, sem discriminação ou preconceitos. Gostava de ajudar a quem precisasse, fosse por meio de bens materiais ou de um ombro amigo, pacientemente escutava, dava atenção e conselhos. "Era um paizão de todos", lembra a filha Luciene.
Ele trabalhou muito nessa vida, chegou a enfrentar a seca, comum no interior do nordeste, e servir ao exército em Recife. Empreendedor em seu próprio escritório de publicidade foi motivo de orgulho. Até que se aposentou, mesmo gostando de trabalhar.
O futebol era o seu vício, são paulino roxo, não perdia nem os jogos da segunda divisão, mas para agradar a esposa assistia às novelas juntamente com ela. Era ativo, buscava cuidar da saúde, tinha o hábito de ler o jornal todos os dias, gostava de saber um pouco sobre a maioria dos assuntos, dialogar e discutir sobre política.
Ficava feliz em ver a família reunida, dos mais velhos aos mais novos. Sua partida foi inesperada, mas a alegria de ter partilhado cada momento com ele não tem preço, é inestimável. E são essas memórias que eternizam a saudade e a lembrança dele em muitos corações.
José nasceu em Vitória de Santo Antão (PE) e faleceu em São Paulo (SP), aos 82 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de José, Luciene Cleide de Barros. Este tributo foi apurado por Malu Marinho, editado por Leiana Isis de Oliveira, revisado por Renata Nascimento Montanari e moderado por Rayane Urani em 19 de maio de 2021.