Sobre o Inumeráveis

José Vicente do Nascimento Lopes

1963 - 2020

Fazia de tudo um pouco, não tinha nada que ele não soubesse resolver.

Os sessenta anos que o mundo teve José Vicente foi uma dádiva. Lopes, como era conhecido, conheceu sua esposa em uma festa, e com ela construiu uma família. Ele deixa três filhos: Karine, Kassio, Victor Vinicius e um sobrinho que ele tratava como pai. Avô de: Kayla Geovana, Kaell Lohhan, Kassio Josué e Valentim Loretto.

Lopes era o irmão mais velho, por isso trabalhou desde cedo para ajudar na casa dos seus pais. Seu filho Kassio, conta que o pai já fez de tudo um pouco na vida e não tinha nada que ele não soubesse resolver. Cuidou dos seus pais, exatamente no momento em que eles precisaram. Um amigo fiel, continuamente cativou pessoas por onde passava, gostava de conversar, sempre que saía ficava horas proseando com seus conhecidos por sua cidade.

Homem íntegro, não suportava mentiras. José nunca ficava parado, constantemente fazia algo em casa e dizia para os filhos que passavam por ele: "Ei, bora trabalhar!"

"Difícil era vê-lo quieto. Não tinha tempo ruim e mexia em tudo.", relembra o filho.

Ele sabia onde ficava qualquer coisa na cidade, todo mundo o procurava para perguntar como se chegaria a tal lugar, onde venderia certa coisa, era muito conhecido.

"Tenho meu pai para sempre como meu herói!", diz Kassio.

Sua cidade lamenta muito sua partida precoce e todos sentem muita falta de suas conversas durante a tarde. Seu legado de amparo e simplicidade será eterno, assim como as memórias de quem o conheceu.

José nasceu em Careiro da Várzea (AM) e faleceu em Manaus (AM), aos 60 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo filho de José, Kassio da Silva Lopes. Este tributo foi apurado por Luma Garcia, editado por Luma Garcia, revisado por Magaly Alves da Silva Martins e moderado por Rayane Urani em 6 de janeiro de 2022.