Sobre o Inumeráveis

Josefa Maria de Jesus Mendes

1931 - 2020

Nada era capaz de desmotivá-la, nem a sua cadeira de rodas. Adorava um forrozinho.

Uma guerreira e batalhadora, mãe de 13 filhos. Desde muito nova, teve que trabalhar e lutar para ter uma vida melhor e conseguir criar e sustentar suas crianças. Ficou viúva no ano de 1974, quando teve que cuidar dos filhos sozinha e resolveu se mudar para São Paulo, onde os casou e concluiu sua missão. Onde chegaram os netos e bisnetos, também.

Mulher incrível demais que venceu um câncer, a dengue, teve uma perna amputada e outros problemas de saúde. E isso nunca tirou o brilho do sorriso dela. Mesmo vivendo em uma cadeira de rodas, era aquela pessoa que fazia da dificuldade uma motivação. Estava sempre emanando boas energias, sendo positiva, e era muito festeira. Adorava estar rodeada dos filhos, netos e bisnetos.

Uma pessoa feliz que tinha muitos amigos. Por onde passava, todos paravam e queriam trocar algumas palavras com ela, inclusive as crianças.

"Minha mãe sempre dava conselhos. Uma expressão que ela falava muito era 'quem tem os olhos fundos, chora cedo'", conta sua filha Marcia.

Muito vaidosa, ela só andava cheirosa como uma rosa, que agora vive no jardim do Céu ao lado de Deus, descansando em paz deste mundo mau e de dores. Deixa muito amor e saudade.

Josefa nasceu em Iguatu (CE) e faleceu em São Paulo (SP), aos 88 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Josefa. Este tributo foi apurado por , editado por Bianca Ramos, revisado por Gabriela Carneiro e moderado por Rayane Urani em 31 de maio de 2020.