Sobre o Inumeráveis

Josefa Sebastiana Gomes

1943 - 2021

A beleza de seu jardim refletia a alma caprichosa de Josefa; cada plantinha era cuidada com carinho e doçura.

Josefa, ou Defa, como era carinhosamente conhecida, foi uma mulher guerreira e batalhadora que migrou com sua família de Pernambuco para São Paulo, pois a região Sudeste parecia oferecer melhores condições de vida.

Amável, gostava muito dos momentos em família. Apesar dos quilômetros de distância que separavam-na de boa parte dos seus, sempre se fez presente e demonstrou seu amor das mais diversas maneiras.

Atualmente, Defa estava aposentada, mas passou boa parte de sua vida trabalhando como cozinheira em São Bernardo do Campo, Cidade onde morava desde então.

As palavras carinhosas de seu sobrinho José descrevem a imensidão de sua pessoa: "Tia Defa, uma flor perfumada que partiu deixando em nós o cheiro de seu amor". Seu jardim era a prova de como nem a idade, nem os adoecimentos faziam com que ela parasse de se importar com a missão voluntariamente assumida de deixar a vida mais bela. Defa sabia exatamente de onde cada planta fora retirada e cuidava com carinho para que cada uma delas estivesse linda, bem cuidada e ornando seus canteiros.

A saudade do Nordeste e da família era algo constante em sua vida e ela fazia questão de externar esse sentimento em longas ligações nas quais pedia informações de todos os sobrinhos, irmãs e conhecidos.

Defa era religiosa e sua devoção à Nossa Senhora era algo muito belo.

Josefa nasceu em Cumaru (PE) e faleceu em São Bernardo do Campo (SP), aos 77 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo sobrinho de Josefa, José Wellington de Oliveira. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso, editado por Ana Helena Alves Franco, revisado por Magaly Alves da Silva Martins e moderado por Ana Macarini em 30 de maio de 2022.