Sobre o Inumeráveis

Katia Sanchez

1954 - 2020

Seu sítio era reduto de alegrias e muitas despertadas pelas brincadeiras impagáveis que fazia.

Katia era a alegria nas reuniões com a família e os amigos. Morava num sítio, o qual estava com as portas sempre abertas para bons momentos. Também gostava muito da natureza: realizava-se ao ver o pôr-do-sol, a chuva e as flores.

Ela e o marido até brincaram que trocariam a filha com a amiga Vera caso ela não conseguisse a tão sonhada menina quando ficou grávida pela terceira vez. "Se nascer outro garoto, você me dá o seu caçula e eu dou pra você a minha mais nova. Assim, você fica com dois meninos e uma menina. Já eu terei duas meninas e um menino", dizia ela. Mas Vera teve uma garota, e as crianças não precisaram ser trocadas — Katia contava isso se divertindo.

De acordo com Vera, até mesmo quem não conviveu tanto com a amiga sente saudades da felicidade que emanava de Katia. Essa pessoa tão espirituosa, uma mãezona e uma avó muito querida, continua vivendo no sorriso de cada pessoa que lembra das histórias amáveis que deixou.

Katia nasceu em Niterói (RJ) e faleceu em São Paulo (SP), aos 66 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela amiga de Katia, Vera Maria Alves Braga D'Almeida. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Talita Camargos, revisado por Débora Spanamberg Wink e moderado por Rayane Urani em 25 de julho de 2022.