Sobre o Inumeráveis

Léa de Castro Oliveira

1922 - 2020

Abnegada, solidária, engraçada e a eterna Furustreca.

Léa nasceu no subúrbio do RJ e era a irmã do meio. Após a morte de sua mãe, teve que abandonar os estudos para se dedicar aos afazeres domésticos e ao cuidado dos irmãos. Mesmo longe da escola, conservou o amor pela leitura, o que sempre foi motivo de orgulho para a sua neta Fernanda. "Com ela aprendi que a pessoa pode ser muito inteligente, mesmo sem estudo", conta.

Fernanda não se esquece da avó e da infância maravilhosa que teve por causa dela. "Ela sentava no chão comigo e brincava por horas. E nas brincadeiras em que mudávamos nossos nomes, eu sempre me chamava Cristina e ela, Furustreca. Eu dizia que era um nome horroroso e ela falava: 'Eu acho bonito'. E lá íamos nós, Cristina e Furustreca brincar de casinha."

A avó Léa costumava dormir na casa da neta aos finais de semana e as duas se esbaldavam no colchão que colocavam na sala, onde ficavam agarradinhas e dando milhões de beijos, o tempo todo. "Ela me chamava de docinho de coco. E aí, para eu dormir, ela brincava de 'quem falar primeiro come toda a porcaria do mundo'. Como eu não queria perder, acabava dormindo", relembra Fernanda.

Mulher desapegada e muito solidária, Léa tinha o coração imenso. Em 1984, com o falecimento do marido, vendeu o apartamento deles, deu o dinheiro para os filhos e foi viver em um asilo, por vontade própria, simplesmente porque não queria dar trabalho. Ela nunca gostou de dar trabalho.

Léa jamais será esquecida pelos seus familiares e amigos. Sua forma de viver a vida e seu jeito de ser, generoso, alegre e divertido, trarão sempre as mais belas memórias aos que ficaram.

“Ela sempre será o meu sol da manhã. Obrigada por tudo”, diz a neta.

Léa nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 98 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Léa, Fernanda Fontenelle. Este tributo foi apurado por Michelly Lelis, editado por Fernanda Queiroz Rivelli, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 26 de junho de 2020.