Sobre o Inumeráveis

Leão Serrano de Oliveira Brito

1923 - 2021

Deixou um legado de obras em prol do desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul.

Nasceu no distrito onde hoje se encontra o busto de seu pai Eloy de Oliveira Brito, um dos emancipadores de Sobradinho. Leão foi sociólogo formado pela PUC, contador, professor, assessor e chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho e Habitação no governo Ildo Menegheti; também foi fundador do Instituto de Cooperativa Habitacional e coordenador de formação de cooperativas do Rio Grande do Sul e Diretor Presidente da Cooperativa Habitacional Geraldo Santana de Porto Alegre. Na carreira militar aposentou-se como 1º Tenente.

Sobradinho deve a ele a pavimentação de asfalto no acesso Eloy de Oliveira Brito do Bairro Baixada, quando foi diretor administrativo e Secretário dos Transportes do Rio Grande do Sul, no governo Alceu Colares, na gestão do Prefeito Adolfo Brito. Foi ainda segundo suplente de Deputado Federal, na década de 60 e candidato a Deputado Estadual, na década 90.

Era viúvo de Diva de Oliveira Brito, com quem teve cinco filhos, dez netos e doze bisnetos. Atualmente era casado com Hildgard Krug de Oliveira Brito.

Leão Serrano foi muito ligado à Sobradinho, onde esteve por inúmeras vezes. Sua última visita ao município, foi no lançamento do livro histórico sobre seu pai Eloy, no ano de 2016, aos 93 anos, quando discursou emocionado na Câmara de Vereadores de Sobradinho.

Leão nasceu em Soledade (RS) e faleceu em Porto Alegre (RS), aos 98 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado por amigos e familiares de Leão, da Redação da Rádio Geração, João Riél Manuel Nunes Vieira de Oliveira Brito. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira e Ana Macarini, editado por Redação da Rádio Geração, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 24 de setembro de 2021.