1944 - 2021
Sorria com a boca, com os olhos e com a alma que viveu intensamente.
Sem olhar a quem suas ações se destinariam, era uma mulher bondosa e querida. Bem-humorada sempre. O que falar do sorriso de Leda? Nada senão que ninguém poderia negar a maneira como sorria não só com a boca, mas com os olhos e, afinal, com a alma.
Que grande chefe de cozinha ela era! Sua comida de avó, repleta de receitas deliciosas e fartas, vai ser muitas vezes relembrada. Fazia de qualquer refeição um acontecimento, já que amava festas.
A melhor mãe, esposa e tia. Para Fernanda: "principalmente a melhor avó do mundo". Sempre aberta para ajudar, convidava a neta para acalentá-la com seu almoço especial e com aquele colinho que Fernanda tanto amava.
Esta é uma carta aberta de Fernanda para sua avó, Leda:
Que falta você irá fazer, deixará tanta saudade... Agora você é o anjo mais bonito do céu. Fique certa que nossa família continuará sempre unida! Amamos você para todo sempre.
Obrigada pela oportunidade de conviver com você, Leda, a dona do coração mais puro que já encontrei no mundo.
Leda nasceu em Curitiba (PR) e faleceu em Curitiba (PR), aos 76 anos anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela neta de Leda, Fernanda Gomes Klamas. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Maya Matta Lopes, revisado por Ana Macarini e moderado por Ana Macarini em 21 de maio de 2021.