Sobre o Inumeráveis

Lourival de Lima

1936 - 2020

Tinha por hábito ir à lotérica todos os dias jogar na Mega-Sena, e de conversar com os amigos na praça.

Lourival era conhecido pelos amigos como Seu Liminha. Nasceu na cidade de Apiaí, mas seus pais mudaram-se para Paraná D’Oeste, distrito de Moreira Sales, onde construíram uma comunidade de agricultores. Desde cedo trabalhou no campo e casou-se ainda jovem com Vanira. Tiveram seis filhos e viveram juntos por toda uma vida.

Era um homem bom, respeitado e trabalhador, que educou muito bem os filhos, pensando sempre no melhor para todos. Contribuiu muito para o desenvolvimento e avanço da cidade, tanto que chegou a receber o próprio governador do Paraná para inaugurar a construção das obras.

Lourival amava comer, principalmente quando se tratava de doces. Toda tarde gostava de sentar-se na área da casa com seu radinho, olhando para o movimento da rua e proseando com os conhecidos. Não havia um dia sequer em que não tomasse chimarrão na companhia da esposa. Amava música sertaneja e chamava todos ao seu lado para dançar.

Gostava muito de futebol. Chegou jogar bola na Argentina, e também no Chile, Paraguai e Uruguai. Não seguiu a carreira, optando por cuidar dos filhos, porém nunca deixou de assistir aos jogos, principalmente aos do seu time, o Corinthians.

Aos 70 anos passou a ter problemas de saúde, o que levou o casal a mudar-se para Indaiatuba, onde passou a ser cuidado pela esposa e pelos filhos. Mesmo doente, gostava de conversar, embora não se lembrando de muito.

O neto Matheus recorda a profunda ligação entre seus avós: “Ele foi um guerreiro, venceu diversos problemas de saúde. Sabendo que a esposa havia sido internada pela Covid-19, optou por não abrir mais os olhos, porém permaneceu firme, mesmo acometido pela doença. Sabemos que essa sua atitude demonstrava que ele era profundamente ligado à esposa que tanto amava”.

Lourival faleceu catorze dias antes da esposa, Vanira dos Santos de Lima, também vítima da Covid-19 e homenageada neste Memorial.

Lourival nasceu em Apiaí (SP) e faleceu em Indaiatuba (SP), aos 84 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo neto de Lourival, Matheus Lima de Campos. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 13 de maio de 2022.