Sobre o Inumeráveis

Luciana Glória Gonçalves

1987 - 2020

Luciana significa "luminosa e graciosa", exatamente como ela foi para quem a conheceu.

Luciana era pura luz. Com um jeito muito especial de ser e de viver, era joia rara, daquelas que você só consegue sentir gratidão por ter em sua vida. Sabe aquela pessoa que cria empatia numa primeira conversa? Aquela pessoa que te olha nos olhos, que te abraça com verdade? Essa era Lu.

Não havia quem não se apaixonasse pela sua risada. Transmitia a mais linda felicidade que alguém pode sentir.

Sua relação com a amiga, praticamente irmã, Raphaela, começou assim, pelo riso, sempre acompanhado por um “ahhhhh, mana!”. Aos vinte e tantos anos, se tornaram inseparáveis.

Lu era desse jeitinho: amada por todos. Filha, irmã, esposa, amiga, mãe, profissional, era mulher exemplar em todos os aspectos de sua vida.

Advogada com muito amor e orgulho, passou a vida defendendo causas por quais ela lutava.

Amava tanto a vida que, juntamente com seu marido, trouxe três lindas crianças ao mundo: Miguel, Valentina e Amanda. Por eles, Lu virava leoa, os defendia acima de tudo. Três filhos e continuava leve, forte.

Lu, para tudo, tinha o seu jeito. Não via obstáculos, via caminhos pelos quais poderia passar. Era tudo e mais um pouco. "Ela me fez enxergar que é possível sim ser mãe de três crianças e ainda mandar mensagem no whatsapp para perguntar como a amiga está. Mesmo em meio à pandemia, ao medo, às tarefas todas que o confinamento nos impôs. Lu, que saudade eu tenho de ti amiga", lembra, com tanto carinho, a amiga Raphaela, da amizade doce de Luciana.

Os passarinhos cantaram então com uma melodia diferente, anunciando a aurora de Luciana, sua partida para um plano onde não há dor, não há sofrimento. Lu foi luz, muita luz. Hoje está nos braços de Deus, olhando por todos, com muito orgulho de sua história. Deixa um legado maravilhoso, de muita alegria. Deixa gratidão por tudo o que foi. Deixa um pedacinho de amor em cada um. Deixa saudades imensuráveis em todos que tiveram a chance de ouvir sua risada de pura felicidade. Lu amou, foi amada, e hoje tem a promessa de todos que a amavam que seus filhos serão cuidados com muito carinho e amor.

"Lembro de como a gente ria uma com a outra por trocar as letras das músicas e cantar errado várias delas! Ela era mestra em nos fazer rir e eu fico aqui imaginando quantas vezes ela não fez seus amigos rirem, quando trazia dentro do seu coração problemas para resolver", recorda Raphaela da risada e da fortaleza que era Luciana.

Lu teve sua história predeterminada pelo seu próprio nome. Luciana significa "luminosa, cheia de graça". Hoje, a certeza que se tem é a de que Miguel, Valentina e Amanda trilharão para sempre suas vidas guiados por sua luz, luz que nunca se apagará. Luz esta que eternamente nos recordará do quanto a vida é preciosa e do quanto cada ser é uma joia mais preciosa ainda.

"Lu, o céu te recebe em festa. O amor por você é eterno, assim como a gratidão pela mulher que você foi." diz Raphaela.

Luciana nasceu em Belém (PA) e faleceu em Belém (PA), aos 33 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela amiga de Luciana, Raphaela Ribeiro de Almeida Chaves. Este tributo foi apurado por Milena Flor Tomé, editado por Mariana Coelho, revisado por Luiza Carvalho e moderado por Rayane Urani em 6 de junho de 2020.