Sobre o Inumeráveis

Luiz Carlos de Almeida Mattos

1944 - 2021

Habilidoso com os números, fosse como economista ou professor de Matemática, ensinou que o que conta mesmo é o afeto.

Luiz Carlos deixou um legado de vida inestimável para sua filha Daniela. Para ela, o melhor e mais admirado economista do mundo. Consciente que nunca terá o mesmo domínio e gosto pelos números segue, “achando impressionante como eles podem ganhar intensidades e contornos afetivos”, o que aprendeu nas aulas de Matemática que dele recebia, nos tempos de escola.

Numa cumplicidade que só os dois compreendiam, 259.402 é um número que vai seguir assustando e entristecendo Daniela, de um jeito tão fundo que ela mesma diz não saber como nomear.

Luiz Carlos teve a honra e prazer de segurar a netinha no colo; além de ter recebido uma chamada de vídeo toda carinhosa da pequena, em seu aniversário de 76 anos.

Sua passagem na vida da filha foi muito significativa e deixa saudades, amor e gratidão pelos bons momentos; ficam também, muitos aprendizados que continuaram a ser transmitidos, mesmo com a necessidade do distanciamento social.

Daniela herdou de seu pai o amor pela natureza; o gosto pelos filmes de Jerry Lewis, músicas de Tom Jobim e pelo cheiro de lavanda; além do bonito hábito de trocar cartas, cheias de significado afetivo.

Luiz nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e faleceu em Juiz de Fora (MG), aos 76 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Luiz, Daniela de Oliveira Mattos. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Vera Dias, revisado por Thaisa Sousa e moderado por Rayane Urani em 29 de junho de 2021.