Sobre o Inumeráveis

Luiz Carlos de Oliveira Santos

1952 - 2021

Adiava seus planos para realizar os sonhos de suas filhas. Fazia questão de estar presente em suas vidas.

Luiz Carlos conheceu Sandra de uma maneira inusitada. Ela, ainda adolescente, estava brincando com as amigas dela e com os irmãos dele andando de bicicleta pelas ruas do bairro. Era um sábado ensolarado de primavera e, de repente, um dos rapazes foi atropelado de raspão e Luiz apareceu para socorrê-lo.

Chegou em uma Brasília amarela vestindo shorts e camiseta regata, e perguntando o que havia acontecido. Foi ela quem explicou a situação, dando início à primeira conversa entre os dois.

Luiz levou o irmão ao hospital e, na volta, passou pela mesma rua onde encontrou Sandra mais uma vez. Eles conversaram mais um pouco e combinaram de se encontrar. Dono de um sorriso bonito, Luiz também demonstrou ser atencioso, carinhoso e muito prestativo. Depois de umas semanas de flerte, a convidou para ir ao cinema.

Para que tudo desse certo, Luiz Carlos foi até à mãe de Sandra para pedir permissão para namorar Sandra. Na ocasião, a moça preparou um belo bolo de chocolate de caixinha para esperá-lo, mas não era apenas isso o que o aguardava. Luiz teve que conversar com a futura sogra em meio a um batalhão de primas e crianças da vizinhança, mas foi bem-sucedido e obteve permissão para começar a sair com Sandra sob a condição de sempre levarem um dos irmãos para acompanhá-los.

O namoro foi sempre marcado pelo romantismo Luiz Carlos. À época, o casal não tinha telefone e, por essa razão, todas as semanas trocavam cartas recheadas de amor, carinho e paixão. Até hoje Sandra guarda a primeira cartinha que recebeu do amado.

Embora o relacionamento tenha evoluído, o namoro acabou terminando para ser retomado após três anos de idas e vindas. Quando reataram de vez, Luiz pediu Sandra em casamento e a festa de noivado ficou para sempre na memória.
Luiz sempre pensou no futuro e, quando se casou, já tinha um apartamento adquirido a ser pago em 25 anos e que, com o esforço do casal foi quitado na metade do tempo, e dali almejavam partir para a próxima moradia.

Sandra engravidou de Camila no mesmo ano em que se casaram e, depois de dois anos, Luiz viu a segunda filha, Michele, chegar ao mundo. Inspirados pelas filhas e com uma rede de apoio crescente, o casal foi construindo uma vida cada vez melhor. Luiz estava presente nos passeios com as crianças no parque, nos fins de semana, e também nas viagens de lazer à praia. Era do tipo de pai que topava adiar os próprios sonhos para realizar o que suas filhas desejavam.

O esforço de Luiz Carlos, em conjunto com o da esposa Sandra, levou a família à conquista da casa própria e do acesso à boas escolas para as filhas. O esforço valeu a pena e o pai pode ver suas filhas, quando já adultas, transformadas em mulheres fortes, determinadas e independentes. Nunca deixou de ampará-las, porém. Quando Michele trabalhava em uma empresa aérea, em horários que preocupavam o pai, ele fazia questão de ir buscá-la para garantir sua segurança.

Luiz Carlos cuidava com carinho de tudo que lhe era importante. Depois da saída definitiva das filhas do ninho, ele e a esposa conversavam sobre a velhice e o que estava por vir. Juntos, celebraram a notícia de que seriam avós de um menininho e tantas outras alegrias, mas também travaram batalhas pela saúde e pela vida.

Depois de 40 anos juntos, a Covid tirou Luiz Carlos de Sandra e de toda a família. A esposa encerra sua homenagem ao esposo dizendo:

"Saiba que a tristeza é imensa, mas estou aos poucos transformando em saudade. Busco em nossas recordações os melhores momentos que, graças a Deus, foram vários, e sigo em frente.

Ainda tínhamos tantos planos e sonhos juntos, mas os planos de Deus eram outros. Gosto de me lembrar do seu sorriso lindo, da sua risada que era gostosa de ouvir, do seu cheiro único maravilhoso e do abraço que quando abraçava era para valer. Te amo eternamente".

Luiz nasceu em Vitória da Conquista (BA) e faleceu em São Paulo (SP), aos 68 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela esposa de Luiz, Sandra Aparecida Rodrigues Santos. Este tributo foi apurado por Larissa Reis, editado por Vera Dias, revisado por Ana Macarini e moderado por Rayane Urani em 29 de março de 2022.