Sobre o Inumeráveis

Lusinete Felix do Nascimento Cruz

1947 - 2020

Foi professora. Daquelas que transformam uma cidade inteira.

Dona Lusinete foi uma cidadã muito dedicada à comunidade Lagoese do Carro, no interior de Pernambuco. "Sempre se referiam a ela com respeito e muitos elogios", conta a filha Nadja. Lusinete era professora e durante 30 anos mostrou-se uma profissional tão competente que "o magistério não lhe bastava".

"Ela tinha um coração enorme e, sempre preocupada com a melhoria da população e com as necessidades do povo, fundou com um grupo de amigos o Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade", conta a filha: "Era na sua própria casa e ajudou os agricultores a lutarem e conquistarem seus direitos. Ela sempre pensava na melhoria e nas necessidades do povo."

Lusinete lutava há dez anos contra um câncer de mama. Eram sessões de quimioterapia, radioterapia, mas nada a fazia desistir ou esmorecer. Sempre otimista e com muita fé, não reclamava ou lamentava o que sentia. Quando alguém perguntava como estava, sempre respondia: “Bem graças a Deus!”.

Ela foi a primeira pessoa a ser diagnosticada com a covid-19 em Lagoa do Carro. Foi um choque para a família e para a população. A filha conta que a partir daí foram tomadas medidas de prevenção que até então não tinham sido tomadas. E assim conclui a sua homenagem: "Para mim, até na hora de partir minha mãe fez a diferença, pois devido à sua morte puderam salvar outras vidas na cidade".

Lusinete nasceu em Lagoa do Carro (PE) e faleceu em Recife (PE), aos 72 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Lusinete, Nadja Walquiria Felix da Cruz. Este tributo foi apurado por Michelly Lelis, editado por Marcia Horacio Barbosa, revisado por Phydia de Athayde e moderado por Rayane Urani em 29 de agosto de 2020.