Sobre o Inumeráveis

Luzia Antonia da Silva

1947 - 2020

Passava horas assistindo novelas: desde a primeira, exibida após o jornal, até a última que vai ao ar tarde da noite.

Luzia foi dona de uma personalidade forte, um sorriso alegre e um coração puro - eram admiráveis o carinho, a afeição e a dedicação com que ela tratava as pessoas queridas. Manter a saúde em dia era uma de suas prioridades: ia ao médico mensalmente, tomava os remédios com exatidão e era presença constante na farmácia do bairro nos sábados para medir a glicose e a pressão.

Essa preocupação com o bem estar também se estendia para a família, já que essa ocupava o primeiro lugar no coração e mente de Luzia. Ela estava sempre cuidando das suas filhas - Andreia e Adriana -, netos e bisnetas: ligava para eles todos os dias da semana sem falta, para saber se estavam bem. Tratava os netos, mesmo já sendo adultos, com todo o carinho e afeto do mundo, e ver a família reunida em sua casa era uma das situações que deixava Luzia radiante.

Teve seis irmãos, mas era mais próxima de Lúcia, a sua irmã gêmea. As duas tinham uma relação muito bonita, de proximidade, afeição e carinho - as ligações diárias também se estendiam para ela, já que as duas gostavam muito de conversar uma com a outra.

Foi durante o período da adolescência que ela conheceu o amor de sua vida: Pedro. Todos os dias ele passava na porta da casa de Luzia, enquanto ela ficava na janela apenas para vê-lo. Com o tempo, Pedro pediu para conversar com ela e, foi a partir disso, que iniciaram um romance que resultou em casamento. A relação dos dois foi repleta de companheirismo e cuidado durante todo o tempo em que estiveram juntos.

Em seu tempo livre ela gostava de sair para tomar um cafezinho nas cafeterias e, também, gostava muito de se entreter durante horas assistindo "O Clone", "O cravo e a rosa" e todas as outras novelas que passavam na televisão.

A vida de Luzia deixou um legado de carinho, amor e cuidado para sua família.

Luzia nasceu em Piracicaba (SP) e faleceu em Piracicaba (SP), aos 73 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Luzia, Andreia Alessandra Silva Fogaça. Este tributo foi apurado por Mariana Ferraz, editado por Mariana Ferraz, revisado por Ana Macarini e moderado por Ana Macarini em 9 de dezembro de 2021.