Sobre o Inumeráveis

Luzia da Grecia Carraro Silva

1954 - 2021

Amava as noites em que dormia de "ninhada" com os netos.

Luzia lutou a vida inteira — o que lhe rendeu o título de guerreira. Não havia dificuldade ou solidão que a pudesse deter, fez-se porto seguro para a família. Amava viver, e buscava estar sempre alegre, cheia de disposição e amorosa.

Casou-se e dividiu a vida com seu companheiro, por quarenta e seis anos. Tiveram uma filha, Vanessa, que trouxe aos pais dois lindos netos, João Inácio e Maria Cecília. Com a filha, Luzia desenvolveu uma bela maternidade, de profunda amizade e confiança. O genro também se tornou seu amigo, e ela o defendia sempre que necessário. Vanessa relembra que tudo era resolvido com a presença da mãe e que até mesmo as broncas serviam de solução.

Recém-aposentada, Luzia empenhou-se em aproveitar a vida, viajar mais e passar mais tempo com a família, principalmente com os netos. A filha comenta: "Meus filhos contavam com a doçura da amizade da avó, fosse na rotina da vida ou no aconchego dela depois da escola. Quanto carinho meus filhos receberam, quantas brincadeiras aproveitaram juntos, quantas noites dormiram na mesma cama que a avó — nesses dias, eles diziam que iam 'dormir em ninhada'"!

Luzia era uma mulher muito disposta a viver e ajudar. Ser prestativa fazia parte de quem ela era. Desejava dançar muito nas formaturas dos netos tão amados. Como ela amava esses netos! Abria mão de tudo por eles, apenas para estar com eles. "Nunca vi um amor tão forte como o que ela sentia, nunca vi tanta doação".

Luzia deixa imensa saudade em toda a família.

Luzia nasceu em Caratinga (MG) e faleceu em Caratinga (MG), aos 67 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Luzia, Vanessa Carraro Ferreira. Este tributo foi apurado por Larissa Reis, editado por Claiane Lamperth, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 9 de junho de 2022.