Sobre o Inumeráveis

Manoel Ferreira Monteiro

1942 - 2020

Comerciante, construía suas próprias casas e ergueu uma família muito unida.

Senhor Manoel Ferreira Monteiro era o Porta Larga. Isso porque, no pequeno comércio que possuía em sua residência, instalou uma porta bem larga, com duas aberturas, que originou o apelido. Por mais de vinte anos, o comércio o ajudou a criar os filhos e a ajudá-los, às vezes, até mesmo depois de casados.

Independente, ousado e determinado, ano após ano, construía, com alguns ajudantes, as cinco casas que o sustentaram na aposentadoria. Assim, erigiu também sua família de oito filhos e mais de 13 netos e bisnetos. "Como ele adorava a vida e irradiava alegria, por onde passava era querido", conta a filha Valéria.

"Tudo poderia passar em branco, menos o tão esperado dia de seu nascimento", lembra ela. Na data, fazia questão de comemorar com sua amada esposa Raimundinha, como a chamava. Seus filhos então organizavam a festa, para que ele sempre fosse lembrado. "Eu sentia que com isso ele, de certa forma, estava homenageando a dádiva da vida, que tanto amava", diz a filha, que conclui: "Papai, o senhor nos deixou muitos exemplos bons e inesquecíveis!"

Manoel nasceu em Curuçá (PA) e faleceu em Belém (PA), aos 78 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Manoel, Valeria Costa Monteiro. Este tributo foi apurado por Irion Martins, editado por Paula Garcia Corrêa, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 29 de agosto de 2020.