Sobre o Inumeráveis

Manuel de Vera Cruz Lima

1946 - 2020

Aquele que praticou e ensinou a praticar o bem.

Era apelidado de Manuel Morro Alegre, nome da localidade onde nasceu no Piauí.

A família foi sua maior paixão. Casado com Margarida, teve quatro filhos: Joseane, Josenildo, José Evaldo e Leane. Amava estar sempre junto dos seus. Era muito preocupado, procurava saber se todos já haviam almoçado ou jantado; enfim, queria saber se estavam todos bem alimentados.

Trabalhou primeiro como porteiro e, depois, no conserto de linhas de trens.

Passou fome e sofreu várias humilhações pelo simples fato de ser pobre, mas apesar de todo o sofrimento na infância, não guardava rancor de ninguém. Muitas das pessoas que o humilharam quando criança, tempos depois, precisaram pedir sua ajuda e ele sempre ajudava como podia, sem ressentimentos.

Quando questionado sobre o porquê da ajuda a essas pessoas que tanto mal fizeram para sua família, ele respondia que continuaria auxiliando todos que pudesse, e arrematava dizendo aos filhos que, se alguém lhes fizesse o mal, que retribuíssem com o bem.

Foi uma pessoa muito generosa e a humildade era seu lema. Essas qualidades fizeram com que seus filhos tivessem muito orgulho de terem como pai e exemplo de vida este ser humano de coração bom e cheio de amor ao próximo, que dizia sempre: "Sou muito realizado e feliz pela minha família".

Manuel nasceu em Castelo do Piauí (PI) e faleceu em Teresina (PI), aos 73 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Manuel, Leane Pereira Lima. Este tributo foi apurado por Irion Martins, editado por Vera Lucia Dias, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 15 de novembro de 2020.