Sobre o Inumeráveis

Marcelo de Lima Urbaneja

1967 - 2021

Confiante, acreditava que todas as coisas se resolviam com paciência, diálogo e sorriso farto no rosto.

Marcelo uniu sua capacidade multiprofissional à luta pelos direitos das pessoas, especialmente do público infantil. Atuou como professor, bombeiro e policial. A habilidade de liderança levou-o ainda a ser presidente do sindicato da Prefeitura de Londrina, posição que o colocou à frente de greves das mais importantes da história do Brasil.

Dedicava-se com afinco à missão assumida como primeiro presidente do Conselho Tutelar da cidade. Não poupava esforços para tirar da rua e do sofrimento as crianças em situações precárias, levando-as para dentro de sua própria casa. Cuidava delas como ninguém, sempre que fosse possível assumir esse ônus.

Os quatro filhos, no entanto, eram os grandes amores da sua vida. Fazia o máximo para agradar aos seus meninos. Marcelo era gente de gostos simples. Sua felicidade era estar rodeado pela família e ir para a sua chácara aproveitar os encantos e a calmaria da natureza.

O legado de Marcelo segue tão vivaz que continua inspirando inúmeras pessoas a lutarem com bravura pelo que acreditam, assim como ele o fez. Para os seus amores, em especial, ficam as recordações, os ensinamentos e as virtudes de alguém que, mesmo com a insaciável vontade de mudar o mundo, encontrava na família o seu abrigo de paz impermeável.

Marcelo nasceu em Londrina (PR) e faleceu em Londrina (PR), aos 54 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela sobrinha de Marcelo, Mariana Eches Urbaneja. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Fabiana Colturato Aidar, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 3 de outubro de 2023.