Sobre o Inumeráveis

Maria Aparecida Lenita Marco Rubio

1927 - 2020

Era ativa nas redes sociais. Vaidosa, estava sempre de unhas feitas e cabelo arrumado.

Maria Aparecida Lenita era a matriarca da família. Uma mulher linda, com um coração enorme e de personalidade forte, extremamente sincera e que não fazia média com ninguém. "Falava tudo 'na lata'. Para ela, não havia meias-palavras", comenta a neta Christine.

Em 2017, iniciou um tratamento de hemodiálise devido à insuficiência renal crônica. Enfrentou com coragem e disposição. Mantinha-se ativa. Aos 93 anos, era vaidosa, usava cremes e maquiagens, e estava sempre de unhas feitas e cabelos bem arrumados. Fazer a hemodiálise era seu evento do dia e ela se arrumava para isso. "Fazia questão de roupas e sapatos alinhados e elegantes", lembra a neta.

Gostava de estar atualizada, sabia lidar bem com tecnologia e tinha perfil ativo nas redes sociais. "Nossa família já estava acostumada com seu bom dia e suas mensagens no grupo logo pela manhã", diz Christine.
Todos se admiravam com sua lucidez e vitalidade.

A pandemia abreviou sua passagem aqui. "Ela amava viver", lembra a neta. "Minha avó tinha medo da morte", continua, "o que nos conforta é que Deus permitiu que ela fosse no dia da Assunção de Nossa Senhora, dia da Boa Morte. Ela foi em paz."

Maria Aparecida Lenita deixou dois filhos, cinco netos e um bisneto, o Pedroca, a quem ela amava mais do que tudo nesse mundo.

Maria nasceu em Rio Claro (SP) e faleceu em Campinas (SP), aos 93 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Maria, Christine Elisabete Rubio Alem. Este tributo foi apurado por Lila Gmeiner, editado por Ticiana Werneck, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 18 de novembro de 2020.