Sobre o Inumeráveis

Maria Cardoso de Freitas

1935 - 2020

Foi uma matriarca responsável, honesta, corajosa e valorosa, até seu último suspiro.

A matriarca da família Freitas teve 14 filhos, 34 netos, 40 bisnetos e, em 2020, ganhou sua primeira trisneta.

Morava com o filho Juarez, o filho de coração Leandro, dois netos, Jéssica e José, e a filha caçula, Marinize, fiel e eterna companheira que partiu dois dias antes da mãe.

Dona Maria, mesmo diante da perda da amada filha, ainda teve forças para se despedir, o que reforça e representa sua principal característica: ser exemplo de mulher guerreira.

Reunia ainda outras características e hábitos que a definiam e ficarão marcados na memória dos seus, como os aniversários — todos eles eram festejados em sua casa. Era a celebração da vida de seus filhos, netos e bisnetos, que para ela não podia passar em branco, mesmo que fosse uma comemoração com apenas um bolinho e refrigerante... O importante era celebrar a dádiva da vida!

Para ela, um momento muito importante do dia era o horário do almoço, que precisava ser feito obrigatoriamente por ela ou uma das filhas e ser servido impreterivelmente às 11 horas da manhã. O prato principal de dona Maria, como legítima amazonense, era pescado. "Ah, como ela catava com maestria todas as espinhas do peixe!", relembra o neto José Felipe. Depois de comer, não podia faltar melancia, a fruta preferida dela.

No cair da noite, outro hábito que dona Maria preservava era rezar o terço. Todos os dias rezava e pedia proteção para ela e toda sua descendência. Ah, e sempre tinha alguém para dar aquele suporte na leitura das passagens bíblicas! À noitinha, quando chegava o horário de dormir, só descansava quando os filhos e netos estivessem em casa. Como ela se preocupava com os dois netos e com os filhos!

Um dia antes de falecer, despediu-se de muitos de seus filhos e netos e falou que, como a única filha que ainda precisava dela, a Marinize, já havia partido, sua missão de cuidar da filha especial durante 43 anos estava cumprida.

Sua alma partiu, mas a saudade, similar a uma chama, permanecerá sempre acesa no coração de seus familiares.

É com imensa saudade e muito carinho que todos os amigos e familiares lembram-se da matriarca Maria Cardoso de Freitas.

A história da filha de Maria também está no Inumeráveis, e você pode conhecê-la buscando por Marinize Cardoso de Freitas.

Maria nasceu em Careiro (AM) e faleceu em Manaus (AM), aos 85 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo neto de Maria, José Felipe de Freitas Gomes. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Lígia Franzin, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 6 de novembro de 2020.