1963 - 2020
Uma vida inteira dedicada ao cuidado da família na qual nasceu.
Muito antes da vida adulta, Maria Célia já agia como senhora de um lar: era ela quem assumia a direção da casa e o cuidado dos irmãos menores, na ausência dos pais que saíam cedo para trabalhar. Tornou-se “mãe de todos” e “os braços direito e esquerdo de dona Maria, sua mãe”, conta a cunhada Jacinta.
Dedicou-se de corpo e alma à família em que nascera. Maria Célia, que nunca se casou, trabalhou nos Correios até se aposentar. Na velhice da mãe, cuidou dela com esmero.
“Depois vieram os sobrinhos e a tia Célia já estava craque em cuidar como mãe”, continua Jacinta. “As festas em família eram sua melhor diversão: as festas de Natal e Ano Novo, os aniversários de todos, o Dia das Mães. Toda a organização era por conta dela: a comida, os presentes... A Célia era a base, a liga que unia a família em momentos que jamais serão esquecidos. Ela pegava no pé de todo mundo pra cada um dar o seu melhor sempre!”
Maria nasceu em Osasco (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 56 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela cunhada de Maria, Jacinta Ana da Silva. Este tributo foi apurado por Thyago Soares, editado por Joaci Pereira Furtado, revisado por Joaci Pereira Furtado e moderado por Rayane Urani em 12 de setembro de 2020.