Sobre o Inumeráveis

Maria da Conceição Gonçalves Pires

1926 - 2021

Ela tinha verdadeira paixão por bananas e, para agradá-la, bastava dar-lhe algumas de presente.

Maria da Conceição foi mãe de Alfredo, José e Maria José e avó de Gabriela, Miro, Alessandra, Andrea, Adriana, Maria Claudia e Philippe. Depois chegaram os bisnetos Miguel, Rafael, Vitória, Lorena, Theo e Murilo.

Em seu coração guardou duas marcas profundas: a perda do primogênito, Alfredo e de seu esposo Miguel. Todos evitavam esse assunto, porque falar nisso parecia trazer de volta uma dor que a tornava triste e melancólica.

“Certo dia, ela resolveu mostrar suas cartas destinadas ao marido quando ele se encontrava em Portugal, sua terra natal. Em um trecho, ela dizia estar com saudade das carambolas e quando lemos em voz alta todos deram gargalhada. Pude então presenciar a alegria dela em poder compartilhar um pedacinho de sua vida conosco”, conta a neta Andrea, cheia de saudade.

Viveu seus últimos anos na casa de seu filho José e da nora Cristina e sua felicidade era estar rodeada dos bisnetos e do Nenê, como ela chamava o filho.

Maria nasceu em Santos (SP) e faleceu em Santos (SP), aos 95 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Maria, Andrea Glerean Ruffo. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso e Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 31 de janeiro de 2023.