Sobre o Inumeráveis

Maria de Fátima de Campos

1959 - 2021

Cuidou dos oito filhos com o maior amor do mundo e ainda assim houve em seu coração espaço para mais gente.

SUGESTÃQO DA REVISORA PARA ESTE EPITÁFIO: Cuidou dos oito filhos com o maior amor do mundo. Ainda assim, havia espaço para mais gente em seu coração.

Dona Fátima não era mãe só de seus oito filhos biológicos, mas sim de quem mais se achegasse a ela. Ela era mãe dos genros, da nora, dos netos, dos vizinhos... No coração dela sempre cabia mais um.

Sempre atenta às necessidades dos seus, não media esforços para ver todos bem. Adorava fazer chamadas de vídeo pela manhã, enquanto tomava seu cafezinho, como forma de estar próxima.

Fátima tinha prazer em reunir a família aos sábados à noite, para lanchar e aos domingos, para o almoço. A comidinha dela não tinha igual porque era comida de mãe, que aconchega o coração.

Amava ir ao mercado — era como se fosse o hobby dela! À tarde, colocava sua cadeira na porta da vizinha e ali ficavam conversando até o anoitecer.

Vanessa, sua filha, considera difícil desenhar uma imagem de sua mãe com exatidão, dizendo: “Eu não tenho palavras pra descrever o quanto minha mãe era amada. A casa dela era a casa onde todos podiam entrar. A vila onde minha mãe morava era tão animada, agora, parece que perdeu o brilho... É uma calmaria... Os próprios vizinhos falam que não é mais a mesma alegria sem ela por lá”.

Maria nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 64 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Maria, Vanessa Campos Fidelis. Este tributo foi apurado por Andressa Veira, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Ana Macarini em 24 de fevereiro de 2023.