Sobre o Inumeráveis

Maria de Fátima Luiz Benfica

1955 - 2020

Não aprendeu a escrever, mas driblou as barreiras: mandava áudios para os filhos querendo saber se estavam bem.

A vida de Maria de Fátima começou na roça. Depois de mudar para a cidade grande, vivendo na capital paulista e trabalhando como auxiliar de limpeza do lar, ela se tornou mãe e criou Regiane, Fabio, Paula e Renata com muito carinho e amor. Começou a usar o famoso aplicativo de troca de mensagens em 2020 e deixava mensagens de voz para falar do seu dia a dia e saber como estava a família.

"Bom dia, Paula. Você chegou bem no trabalho? Me dá um alô", dizia uma das mensagens costumeiramente enviadas por Dona Maria, expressando toda a sua preocupação maternal. Sempre que podia estar mais perto, gostava de ir à casa de suas filhas almoçar. Ela mesma também amava cozinhar.

Ajudou a criar os netos Miguel, Luiza, Thomas, Laura, Giovanna, Larissa, Leticia e Lucas, e gostava muito de tomar sol na rua com eles. "Minha mãe era mãe, vó, bisavó, tia, cunhada... Tudo de maravilhoso que existe neste mundo!", conta Paula. É também ela quem lembra que Dona Maria de Fátima sempre tinha café fresquinho feito, na garrafa, para quem fosse visitá-la. Além disso, deixava almoço e janta sempre prontos no horário certo para filhos, netos, genros e nora, e todos que quisessem comer em sua casa.

Quase todos os dias, seguia o hábito de lavar o quintal pelas manhãs. Uma rotina que mantinha mesmo depois dos problemas de saúde que passou a ter em 2004 e do tratamento para hemodiálise. Maria de Fatima foi uma mulher guerreira, batalhadora e dedidcada. "Desconheço nessa vida pessoa que tenha tantas qualidades", afirma Paula.

Em nome da família, é também a filha quem conclui esta homenagem dizendo que tudo o que fizeram pela mãe será pouco comparado a tudo o que ela fez por eles. Como legado, ficam os ensinamentos de amor, respeito e caráter.

Maria nasceu em Rio Vermelho (MG) e faleceu em Diadema (SP), aos 65 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Maria, Paula Benfica. Este tributo foi apurado por Lucas Eduardo Soares, editado por Larissa Reis, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 21 de abril de 2022.