Sobre o Inumeráveis

Maria de Jesus Ribeiro Frota

1936 - 2020

Um dom, uma certa magia, uma força que nos alerta.

Mulher forte, Maria criou os filhos e os netos superando os mais diversos obstáculos com força, raça e sonho (sempre!) - características natas de toda Maria; comum no nome e única na beleza.

"Quando vamos passear de novo? Quero sair, ver as coisas", dizia Maria, esta que era "de Jesus Ribeiro Frota". Ela se animava toda sempre que recebia a mais que esperada notícia de que iam sair. Prontamente colocava seu vestidinho de algodão e seu chinelo para desfilar suas unhas, já feitas antecipadamente, e o seu cabelo grisalho: o mais bonito de todos.

A piauiense era simples e desapegada, mas sempre cuidou mais dos outros que de si mesma. Se foi, mas está aqui; através do seu legado e do seu cheiro, eternizado nas roupinhas guardadas e no perfume das vidas que só o tem porque cercaram-na. "Mãe, vou estar aqui. Se acalme e respire", foram, além das palavras da filha Keane quatro horas antes do óbito, também os seus desejos para aquela que agora descansa.

Maria nasceu em Piripiri (PI) e faleceu em Maracanaú (CE), aos 84 anos, vítima do novo coronavírus.

História revisada por Irion Martins, a partir do testemunho enviado por filha Keane Barroso de Carvalho Saturno, em 13 de maio de 2020.