Sobre o Inumeráveis

Maria de Lourdes da Silva Oliveira

1954 - 2021

Pernambucana, costureira e doméstica, uma mulher batalhadora que soube aliar força e doçura em sua vida.

Dona Lourdes, como era chamada, foi uma mulher guerreira e determinada que sempre batalhou muito para sustentar sua família.

Quando mais nova, devido aos conflitos com seu pai, saiu de sua casa em Carnaíba, Pernambuco, e foi viver uma nova vida em São Paulo, onde conheceu José, que se tornou seu esposo e com quem teve os filhos Cristiane, Bruno e Johnata.

Uma pessoa persistente, que enfrentava os problemas e seguia adiante com determinação. De posse dessa garra, ensinou seus filhos a serem independentes e a nunca desistirem. Sempre forte, mesmo nas situações mais difíceis, nunca demonstrava fraqueza.

Zelava de sua casa e de sua família com muito carinho. Foi uma avó dedicada, protetora e adorável, que amava cuidar do netinho e enchia a filha de orgulho ao ver como um ser tão pequeno tinha a capacidade de fazê-la imensamente feliz.

Simone fala de Dona Lourdes de forma muito amorosa: “Mãe protetora, avó dedicada, tia e tia-avó! Mãe, você deixou lembranças lindas e ensinamentos que me dão muito orgulho. Espero um dia nos encontrarmos e darmos aquele abraço apertado”.

E conclui: “Aquela que amamos não se ausenta, pois a saudade e o amor viverão em nossos corações".

Maria nasceu em Carnaíba (PE) e faleceu em São Paulo (SP), aos 66 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Maria, Cristiane Silva de Oliveira Monteiro. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso e Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Andressa Vieira em 8 de maio de 2023.