Sobre o Inumeráveis

Maria de Lourdes Medeiros Almeida

1946 - 2020

Adorava os dias de domingo e fazia uma galinhada mineira irresistível.

Maria de Lourdes foi uma pessoa que fazia de tudo um pouco desde ser uma cozinheira de mão-cheia até cantar no coral da Igreja Batista, sendo uma boa serva de Deus.

Apreciava viajar e gostava de fazer um tradicional crochê. Adorava os dias de domingo e fazia uma galinhada mineira irresistível.

Era, sem sombra de dúvida, uma pessoa firme, mas conseguia ser amorosa. Saudosa, a neta Jéssica relembra: “Dona de uma risada inconfundível”.
Tinha seis filhos: Delma, Dorielson, Dorietson, Delmo, Claudia e Dercy – já falecido. Dez Netos: Liniker, Nayara, Abraão, Jasiel Filho, Mateus, Pedro Henrique, Tassiara, Guilherme e Gabriela. E a Jéssica acrescenta: “Tinha netos de coração também assim como eu - mais o amor era igual para todos”.

A neta rememora algo marcante: “Quando nós nos machucávamos, avó vinha com a colher de pau dela para passar no machucado e dizia que era bom para sarar”.

Maria de Lourdes possuía uma relação de união com os filhos e amava a casa cheia. Com os netos gostava de viajar para a beira do rio na cidade de Uberlândia, estado de Minas Gerais.

Jéssica deixa uma última homenagem à querida avó: “A rosa branca que era sua cor predileta, hoje perdeu a cor. Sempre tão ativa, alegre e brava. Vovó era assim, sempre guardou e cuidou de todos ao seu redor. Foi nosso ombro amigo, pois sempre corríamos para o abraço dela. Amávamos sua casa, estar com a senhora, dar risada das suas histórias de infância e da adolescência ou das suas implicâncias com as coisas mais bestas. Vó Maria, como dói saber que não vamos mais te ver. Agora ao lado de Deus continue zelando por todos nós! Te amei ontem, te amo hoje e te amarei por toda minha vida”.

Maria nasceu em Vila Funchal (MG) e faleceu em Uberlândia (MG), aos 74 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Maria, Jéssica Torres Carvalho dos Santos. Este tributo foi apurado por Thaíssa Parente, editado por Thalita Ferreira Campos, revisado por Francyne Nunes e moderado por Rayane Urani em 26 de março de 2021.