Sobre o Inumeráveis

Maria dos Santos

1941 - 2020

Costureira dos vestidos de boneca das bisnetas, Maroca gostava de ver seu sítio sempre cheio de gente.

Costurar à mão vestidos de bonecas para as bisnetas era a especialidade de Maroca ou Maroquita, como Maria era conhecida.

Agricultora, o sítio no interior de Monte Alegre era o seu lugar no mundo. Gostava que seu lar estivesse sempre preenchido de gente e, para agradar as visitas, tinha costume de comprar materiais para decorar a casa. Também tinha mania de compartilhar com a família tudo aquilo que plantava e colhia.

Por lá, havia também sua criação de galinhas, motivo de muito orgulho para Maroquita.

Quem chegasse à casa de Maroca à noite, encontrava-a em sua cadeira, sempre com o sorriso no rosto e assistindo a alguma novela. A recepção vinha sempre acompanhada da frase: "tem café na mesa e tapioca, te serve meu filho".

Não tardava e Maroquita já estava cochilando na cadeira, tentando assistir aos programas televisivos.

Foi casada por três vezes. Costumava dizer que se aparecesse alguém, casaria novamente. Teve nove filhos.

Em função da artrose, tinha as pernas tortas, o que, de forma alguma era impeditivo para andar de moto. Ela passava a semana toda revivendo as palavras de admiração, sempre que alguém a via subir no veículo e elogiava.

Maria nasceu em Monte Alegre (PA) e faleceu em Santarém (PA), aos 78 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo neto de Maria, Jarlison Monteiro Santos. Este tributo foi apurado por Mateus Teixeira, editado por Larissa Paludo, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 10 de novembro de 2020.