Sobre o Inumeráveis

Maria Emilia Mendes Ercolin

1941 - 2020

Uma matriarca de ascendência italiana que amava ver os filhos por perto, saboreando suas comidas preferidas.

Maria Emilia ou apenas Ia, como era chamada por suas irmãs, era uma esposa dedicada e que amava sua família acima de tudo! Alegre, cheia de vida e de planos que conservou até os 80 anos, trabalhou a vida toda para que pudesse aproveitar a velhice fazendo o que mais gostava: viajar com as filhas e as amigas.

Como boa descendente de italianos, gostava de ter os familiares próximos e ajudá-los quando precisassem. Legítima matriarca, após perder o esposo em 2007, começou a dedicar-se exclusivamente aos filhos, netos e bisnetinhos - inclusive o mais novo deles, Murilo, que nem chegou a conhecer pessoalmente. Adorava vê-los reunidos em seus almoços de domingo com suas saborosas polentas e lasanhas. Aliás, nesses momentos, depois que tomava uma cerveja ou uma taça de vinho, seus risinhos eram intermináveis - ela não podia beber nada de álcool, porque disparava a gargalhar sem parar, também provocando calorosos risos nos presentes.

Relembra Rita, sua nora: “Sua partida deixou um vazio em nossas vidas. Lamentamos todos os dias o fato de não estar aqui para viver conosco as alegrias de, por exemplo, ver o neto Caio se formando. Ela foi sem que pudéssemos nos despedir; mas estará sempre conosco e seu legado jamais será esquecido!”.

Maria Emilia não ficará como um número nas estatísticas. Será lembrada como uma valente progenitora que soube enfrentar os percalços da vida com dignidade e honradez!

Maria nasceu em Piracicaba (SP) e faleceu em Piracicaba (SP), aos 79 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela nora de Maria, Rita dia Reis Ercolin. Este tributo foi apurado por Ticiana Werneck, editado por Vera Dias, revisado por Luana da Silva e moderado por Rayane Urani em 11 de dezembro de 2021.