1958 - 2020
Sua força e resiliência nunca lhe tiraram sua poesia e gentileza.
A tão amada irmã, filha, tia, tia-avó. Essa era Maria Iraci Pinto, uma mulher que nunca se curvou aos problemas que se apresentaram em sua trajetória.
Uma poliomielite aos 9 meses de vida, a morte de seu pai e até os AVCs que sofreu: nada disso tirou a esperança de dias melhores e seu largo sorriso do rosto.
Sua força se manifestava não só em sua resiliência, mas também em suas atitudes mais simples. Saiu de casa ainda muito jovem e conquistou a vida com sua garra e determinação.
Apesar de ser tão resistente, isso nunca lhe tirou a poesia. "Suas poesias agora são feitas para os anjos em que você sempre acreditou. Faça a eles seus maravilhosos versos, pois aqui guardamos os livros que publicou, as poesias que não acabou ou que nos tocaram eternamente", diz sua irmã Márcia.
Maria nasceu em Piracicaba (SP) e faleceu em Piracicaba (SP), aos 62 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela irmã de Maria, Márcia Rosemeire Bento da Costa. Este tributo foi apurado por Samara Lopes , editado por Gabriela Monteiro, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 20 de agosto de 2020.