1939 - 2020
Mulher forte, independente e amorosa, deixou belas memórias no coração de todos.
Maria era casada com Altivo Ribeiro há mais de cinco décadas, viveu a vida em função da família e dos amigos.
Filha dedicada, cuidou da mãe nos momentos finais; mãe presente, deu aos seis filhos a vida, sua atenção e carinho; avó cuidadosa, também teve sempre muito amor e cuidado com cada um dos 13 netos.
Nascida no Espírito Santo, ainda jovem foi morar na capital, Vitória, onde conheceu Altivo. A união do casal fortaleceu-se ainda mais com a chegada de José, Antônio Carlos, Rita de Cassia, Roberto, Ana Paula e Altivo Junior.
Começou trabalhando como auxiliar de serviços gerais, mas logo se especializou e tornou-se datilógrafa. "Com orgulho, sempre contava essa história de superação", conta o neto Iago.
Mulher preta, forte e independente, nunca deixou de traçar os próprios caminhos. Gostava de pegar o carro para levar os filhos à praia e amava encontrar as amigas para sentar e conversar.
Excelente cozinheira, sempre preparou tudo do bom e do melhor nos encontros da família, principalmente no que diz respeito à culinária capixaba, sua moqueca era deliciosa.
"Uma chefe de família amada por todos. Sentiremos sua falta", conclui Iago.
Maria nasceu em Afonso Cláudio (ES) e faleceu na Serra (ES), aos 81 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pelo neto de Maria, Iago Ribeiro. Este tributo foi apurado por Malu Marinho, editado por Júlia Paranhos, revisado por Emerson Luiz Xavier e moderado por Lígia Franzin em 30 de março de 2021.