Sobre o Inumeráveis

Maria Nilza Russo

1951 - 2020

Amava ter a casa cheia, de juntar os amigos e de poder jogar seu bingo, isso não podia faltar.

Sempre via em datas comemorativas a oportunidade para reunir seus filhos e amigos, para aproveitarem momentos em família. Mãe de seis filhos, Armando, Alexandre, Wilson, William, Jonhn e Jenniffer, e quinze netos, teve a oportunidade de conviver com seus seis bisnetos, sendo muito amada e transmitindo seu amor para todos. A matriarca de uma família grande, uma mulher comunicativa e que espalhava sua alegria.

Sua casa era o lugar dos encontros aos domingos, das reuniões de finais de semana, o lugar que acolhia todos os filhos, os amigos dos filhos, o lugar das festas, “a casa da tia Nilza", como dizia os seus sobrinhos.

Nasceu em Santos e cresceu em São Paulo, filha mais velha de seis irmãos, que cresceram juntos no bairro Cachoeirinha.

Viveu ao lado de Francisco Batista, seu companheiro por trinta e três anos, ele foi seu incentivador a seguir na profissão, que se tornou sua vida. Se conheceram em um salão de baile, não podia ser diferente, ela amava uma festa.

Teve uma vida inteira dedicada a cuidar das pessoas. Nilza era auxiliar de enfermagem aposentada da Santa Casa, tinha muito orgulho dos anos de dedicação e compromisso na sua profissão, que lhe ajudou a criar seus filhos. Foi muito feliz se dividindo entre a sua missão, no cuidado com as pessoas em sua profissão, e manter sua família sempre reunida e unida. “A mãe para todos que estavam ao seu lado” conta sua filha, Jeniffer Ellen.

Maria nasceu em Santos (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 70 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Maria, Jenniffer Ellen da Silva Russo. Este texto foi apurado e escrito por Fabíola da Fonseca Machado, revisado por Luana Bernardes Maciel e moderado por Rayane Urani em 23 de junho de 2021.