Sobre o Inumeráveis

Maria Tereza Figueiredo Melo

1955 - 2020

Protetora, era uma leoa quando o assunto era cuidar de seus filhos e netos.

Mãe, avó, uma ótima vizinha, leitora, apreciadora de desfiles, uma cozinheira de mão cheia e uma pessoa que dava seu melhor: essa foi Maria Tereza.

Lutou por tudo na sua vida. Deixou a capital e foi para uma cidade pequena no interior para educar crianças, o que fez durante quase 15 anos. Morou, por anos, em uma casa em que havia espaço só para ela e os filhos. Quando se mudou para a cidade a vida ainda continuou difícil, mas enfrentou tudo com garra e conseguiu sua casa própria aos 42 anos.

Sua família era composta por apenas cinco pessoas: ela, o marido e seus três filhos. Foi assim durante um bom tempo, até nascer seu primeiro neto, que veio a falecer quando tinha 5 anos. Foram 12 netos no total e Maria Tereza cuidou, amou e lutou por cada um.

Com o tempo seus sonhos se tornaram os mesmos que os de seus filhos e netos. As conquistas de cada um se tornavam as conquistas dela. Viveu seus 65 anos lutando por tudo e conquistou tudo que planejou.

Maria nasceu em Belém (PA) e faleceu em Belém (PA), aos 65 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Maria, Katiuscia Figueiredo Melo. Este tributo foi apurado por Beatriz Maia, editado por Raiane Cardoso, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 19 de setembro de 2020.